quarta-feira, 28 de julho de 2010

CANTIGAS PARA TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Selecionei entre tantas cantigas de roda, estas para vocês. Espero que gostem e que sejam úteis.




Música: Meu Pintinho Amarelinho


Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.





Música: A Janelinha



A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.



Música: O Jipe


O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.




Música: Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.




Música: Barata


Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.


Música: Borboletinha


Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.



Música: Cachorrinho está latindo.


Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.




Música: Motorista


Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não
Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha
Não é de borracha
Não é não
Não é não.



Música: Casinha


Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....

As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.



O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.

Fonte das cantigas: Quem Canta Seus Males Espanta 1 e 2 - Editora Caramelo

4 comentários:

Lucimeri disse...

Adorei seu blog e a maneira que vc postou as canções foi show!!!
vem me visitar
http://cantinhodalucinha.blogspot.com/
bjuuus
ahhh virei sua seguidora...
Lu

Professora Adriana Herzog disse...

Gostei muito do seu blog... Como você, eu amo ser professora... Me tornei sua seguidora e vou amar ver sua visita no meu blog: http//educarsemearcomsabedoriacolhercomamor.blogspot.com
Ahhh!!! Vamos trocar idéias por e-mail: adrianaherzog1@hotmail.com
bjos!!!

Pattyaguiar disse...

Parabéns Professora,
Sinto muita falta de blogs de professoras que coloquem músicas da rotina na escola, mais ainda das canções para ouvir.
Obrigada e um abraço.

Anônimo disse...

Pessoal, gostei muito do blog.
Alguém por aí poderia me enviar dicas e atividades para trabalhar sequência didática com cantigas e parlendas no primeiro ano?
Por favor se puderem enviem para masquecoisa.tiago@gmail.com

Postar um comentário