sábado, 7 de agosto de 2010

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO

A escrita é algo que exige domínio


Muitas pessoas sentem dificuldades ao escrever um texto, pois toda escrita exige certos detalhes que sempre devemos estar atentos.


Mas esta dificuldade não existe, pois no momento em que vamos descobrindo os passos corretos para a produção textual, chegamos à conclusão de que esta é uma tarefa bem simples.


Antes de tudo, é preciso entendermos que um texto jamais poderá ser um amontoado de palavras, escritas sem organização e sem sentido. Tudo que planejamos escrever precisa ser colocado antes em um rascunho, onde as idéias serão reunidas, para depois serem transportadas para o papel.


É muito importante conhecermos sobre o assunto do qual iremos escrever, pois caso contrário, não teremos idéias suficientes para atingirmos um bom resultado. Essa nossa capacidade de desenvolver bem as idéias vai aumentando com o passar do tempo, de acordo com nossa leitura constante, com a troca de experiências, como por exemplo, o diálogo com pessoas estudiosas, entre outros.


Outro detalhe é a pontuação. Você se lembra dos parágrafos, das vírgulas, da ortografia correta das palavras? Esses são elementos essenciais. Mas não se preocupe! Algumas dicas lhe ajudarão a se tornar um bom escritor:


Os parágrafos servem para evitar que as idéias fiquem desordenadas.


No caso de textos com diálogos entre personagens, devemos “acordar” nossa criatividade e imaginação e dar atenção especial aos seguintes sinais de pontuação:


O travessão (-) – marca a mudança de fala dos personagens.


Os dois pontos (:) – servem para indicar o momento em que um personagem irá falar.

O ponto de interrogação (?) – indica uma pergunta

O ponto de exclamação (!) – revela algum sentimento vivido pelos personagens.

Aquilo que você pretende dizer precisa estar claro para que o leitor possa compreender sua mensagem, neste caso está incluso a questão da ortografia. Ela deverá ser legível em todas as ocasiões.

E para não esquecer, é necessário que o texto contenha: começo, meio e fim.




Por Vânia Duarte

Graduada em Letras

Equipe Escola Kids

4 comentários:

Luzinha disse...

Oi colega, td bem?
Seu blog é um show.Muito legal mesmo e estou te seguindo.
Mas será que vc poderia me ajudar?
Como vc faz pra que o seu indice com tópicos...com a quantidade entre parenteses?
Desculpe atrapalhar seu tempo, mas se puder me ajudar ficarei muito agradecida. Bjs
Se der tempo dá uma espiadinha no meu:
http://proluzinha.blogspot.com/

PSICOPEDAGOGIA disse...

Olá Cris, como mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que está em anexo, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site.E também por ser amiga no orkut lhe concedo uma oficina da brinquedoteca de cortesia. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site.

Abraços

Valeria

Prof. Rogério e 4ª Série/Turno da Tarde disse...

Olá, pelo jeito você ama mesmo a sua profissão, assim como eu. Adicionei seu blog à minha lista. Parabéns!!!
www.lereumabeleza.blogspot.com

Célia Ramos disse...

Olá,

Seu blog é muito bom, tem idéias muito criativas.Sempre passo por aqui, e sempre me surpreendo, parabéns.
Criei um blog tbm, mas estou iniciando, e com a correria não sobra muito tempo. Porém, sempre que posso coloco algumas idéias.
http://proceliaramos.blogspot.com/
Quando puder da uma passadinha. Aceito sugestões e criticas, construtivas...
Sou sua seguidora, grande bj.

Postar um comentário