DICAS:
Conversar com as crianças a respeito da relação do homem com o ambiente; ouvir opiniões delas sobre o que merece aplauso e o que merece ser revisto nessa relação.
Formular com elas lista de atitudes ecologicamente corretas dentro e fora do espaço escolar – cuidados com o lixo, consumo de água e energia, respeito à fauna e flora.
Pedir que tragam para a sala de aula recortes de jornais e revistas sobre temas ambientais.
Conferir com as crianças a lista dos animais ameaçados de extinção no site do IBAMA (www.ibama.gov.br).
Propor que produzam um texto a partir do ponto de vista de um animal da lista do IBAMA que vê, com desolação, seu hábitat sofrer as consequências da ação devastadora do homem.
A Terra é a única casa dos homens e da Dona Ecologia e, justamente por isso, todos nós temos de cuidar de sua limpeza e preservação. Afinal, como queremos deixar a nossa casa para as gerações futuras?
A GARGALHADA DE ALEGRIA DE DONA ECOLOGIA
Jonas Ribeiro
Dona Ecologia acordou assustada, agarrou o seu travesseiro de nuvens e chorou.
Dona Ecologia teve um pesadelo horrível. Sonhou que as suas matas estavam sendo queimadas, derrubadas por motosserras e tratores. Que um grande vazamento de óleo, de mercúrio e de lixo químico se esparramou por todas as suas águas.
Sonhou que o ceu azul estava ficando cinza, de tanta poluição que os carros soltavam, de tantos buracos na camada de ozônio. Sonhou que algumas de suas espécies estavam em extinção e que os índios estavam sendo expulsos de suas terras, morrendo com doenças de homem branco.
E quando acordou, Dona Ecologia agarrou o seu travesseiro de nuvens e chorou com medo de perder o equilíbrio.
O seu choro foi ouvido por crianças atentas, mulheres ambientalistas, homens ecologistas, políticos do Partido Fotossíntese e do Partido Preservação, em diversas partes da Terra. Para acalmar a Dona Ecologia, toda essa gente cantou uma canção de harmonia. E todos cantaram, cada um em sua língua, em agradecimento aos recursos naturais.
Dona Ecologia recebeu as canções de harmonia e suspirou aliviada. As crianças, as mulheres, os homens, as empresas e os governos continuavam a respeitar o meio ambiente. Ainda bem, a humanidade continuava cuidando de sua casa.
E, para afastar aquele horrível pesadelo, Dona Ecologia esparramou a sua gargalhada de alegria pelos quatro cantos da Casa Azul.
Assim fica divertido aprender!!!!!
Trabalhar com jogos de Meio Ambiente! Aprender com a história sobre o Aquecimento Global, e interagir com os jogos como, Limpe a praia, jogo da reciclagem, trívia da natureza e jogo do meio ambiente.
http://iguinho.ig.com.br/teste-natureza.html
21 de Setembro, Dia da Árvore
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.
**Recebi essa dica da amiga Angélica**Muito Obrigada!!**
0 comentários:
Postar um comentário