sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projeto a Casa Amarela

No final do ano de 2009, recebi a minha revista Guia Prático no qual eu amoooo, e lá havia esse projeto e claro ameiiii a ideia e rapidamente já coloquei em prática!
Apresentei o projeto para minha Diretora ela aprovou e saimos no site como Professor Nota Dez, que legal!!!
Fiquei muito feliz...Dividi essa ideia com a minha amiga Carol, então juntamos nossa salinha e ensaiamos a música q e uma gracinha da Banda Ziriguibum vejam...


As crianças amaram...eu vivo cantando essa música p/ minha bb srsrrss

Vejam as fotos:




Decorei a casinha com EVA, na parte em amarelo pintei com tinta para artesanato...

Segue o Projeto :

Entre no clima


Já que tudo começou com a música "Casa Amarela", vamos cantar!

CASA AMARELA

(Grupo Ziriguibum)

Vou te contar um segredo

O segredo da casa amarela

Pode abrir qualquer porta

Ou também qualquer janela

Pode entrar procurar

Em tudo, em qualquer lugar

O que vai abrir o segredo

Que você vai desvendar

★Objetivos:

★ Formar leitores e escritores competentes, que sejam capazes de produzir textos coerentes e coesos

★ Desenvolver no aluno o papel de produtor, leitor e avaliador do próprio texto, levando-o a uma atitude crítica

★ Trabalhar as características de cada gênero textual

★ Incentivar e desenvolver o uso do dicionário como fonte de pesquisa

★ Desenvolver o trabalho de pontuação no contexto

★ Estimular a cooperação por meio de trabalhos em grupos

★Os gêneros textuais

Antes de dar início ao projeto:

Texto narrativo, informativo, fábulas, entrevistas, receitas e contos de terror foram os escolhidos.

★Em ação

No começo do trabalho, no início de cada mês, coloco uma das músicas do CD para tocar e revelar, de maneira lúdica, o personagem que estava dentro da casa e que nortearia os trabalhos daquele mês. Contar também que todo personagem que sai da casa cada um traz consigo um texto - este será lido em voz alta pela professora. Em tempo: o texto varia todo mês e apresentava os diferentes gêneros literários que se queira trabalhar. Quando a professora quiser trabalhar com as fábulas, por exemplo, um conto dos Irmãos Grimm; quando a intenção é de explorar o texto informativo, trazer uma reportagem de jornal.

★Escrita Coletiva
Após a etapa de apresentação do personagem, da música e do texto de referência, é hora de propor a produção de um texto coletivo, que tenha relação com o tema da música e com o personagem saído da casa amarela. O objetivo é que cada aluno consiga compartilhar no grupo suas opiniões e trabalhar conjuntamente para escrever um texto claro e coeso, que reflita em maior ou menor grau a participação de todos. Para isso, a professora deve assumir o papel de escriba e de mediadora, anotando as idéias e mostrando às crianças aspectos de organização textual que elas ainda não reconhecem por si só.

★A importância da revisão e da leitura

Escrever o texto uma vez não basta. Para resultados efetivos, é fundamental debruçar-se sobre ele. "Cada texto deve passar por sucessivas revisões ao longo do mês, buscando assegurar sua coerência. Em cada etapa de revisão a professora irá atentar para diferentes aspectos, tais como: clareza e articulação de idéias, pontuação e ortografia. Deve também enfatizar as características do gênero em questão".

No caso do texto narrativo, por exemplo, é necessário enfatizar que há uma sequência de ações, vividas por personagens, que ocorrem dentro de um determinado tempo e espaço. "A prática de produção de texto dentro do projeto deve ser entendida como uma estratégia para levar o aluno a perceber a provisoriedade dos textos e a analisar seu próprio processo”. Durante as revisões, também é importante garantir práticas de leitura, que visam ampliar o repertório dos alunos sobre um ou outro gênero. Isso quer dizer que, além da leitura inicial de apoio, o professor terá de selecionar outras referências para mostrar às crianças.

Bibliografia

Fonte: Revista Guia Prático para professores de Ensino Fundamental I.

Foi navegando em um site de uma rede social que Cecília Pinheiro professora da Escola Municipal Robert Kennedy, em Petrópolis, RJ, teve a idéia de desenvolver um projeto que trabalhasse diversos gêneros textuais, leitura e produção de texto.

Música “A CASA AMARELA”:

Visite o site www.myspace.com/ziriguibum e ouça algumas músicas do grupo Ziriguibum!

Foi lá que a professora Cecília ouviu a música "Casa Amarela" pela primeira vez.

1 comentários:

Amo trabalhar com crianças disse...

Amei esta musica e quero cantar com meus alunos, se possivel gostaria de receber mais fotos da casa pois quero fazer uma
Um abraço
meu email cr.is.i@hotmail.com

Postar um comentário