É muito simples, em primeiro lugar conto uma história, dizendo que na fazenda o Sr. Chico, tinha uma hortinha de cenouras e verduras, mas quando ia colher alguma coisa na horta os coelhos selvagem e outros bichinhos já tinham passado antes e pegado suas cenouras e verduras. SR Chico resolveu pensar uma forma de proteger seus canteiros e resolveu fazer uma cerca. Explico que ele tinha postos as estacas na forma vertical, mas além de elas não pararem de pé, os bichinho continuavam passando entre elas, pensou mais um pouco ( ai vc pede para as crs darem sugestões, )o que eles fariam para ajudar o Sr Chico? Vai ser uma gritaria, eles sabem o que uma cerca, pois bem o Sr Chico colocou mais estacas na forma horizontal, mas elas não ficavam seguras e escorregavam, e caiam no chão. (Alguém vai dizer que precisar pregar) Ai vc lança o desafio: Quantos pregos? Eu costumo fazer na lousa e tbm com palitos de sorvete. Vamos supor que use Três estacas na vertical e Três na horizontal. Quantos pregos usarei?
3x3=9
E assim lanço outras cerquinhas com o desafio de acharem quantos pregos?
Numa cerca de três estacas na horizontal e 4 estacas na vertical.
Quantos pregos vou usar para fazer a cerca?
Só depois introduzo a noção de multiplicação: 3x4=12
E assim vai, dou a tabuada da mesma forma, que já expliquei anteriormente.
As crianças irão usar sempre esse recurso para achar o produto de qualquer desafio.
Até irem sistematizando. Pode fazer todas as tabuadas pelo mesmo processo, ex, a do 2:
Dica da minha amiga maravilhosa Neusa Drulis
Simples e muito legal...as crianças vão amar, ensine esse método também...
Simples e muito legal...as crianças vão amar, ensine esse método também...
beijinhos...
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