quinta-feira, 21 de março de 2013

Projeto Leitura "Mala Viajante"


Para entender o projeto ....

Introdução 

O ato de ler é muito importante no âmbito escolar, pois oferece subsídios que colaboram com o processo de alfabetização das séries iniciais assim como em toda formação do cidadão. É um fenômeno de criatividade, aprendizagem e prazer que representa o mundo e a vida através das palavras. É preciso ter em mente que a leitura é um processo de aquisição de conhecimento de forma lúdica e prazerosa que ajuda na formação de um ser pensante, autônomo, sensível e crítico, que ao penetrar neste mundo de letras e sonhos, se delicia com histórias e textos diversos.

Justificativa 

Em busca de trazer o hábito da leitura desde a infância, o projeto MALA VIAJANTE vem trazer uma nova ideia que pretende levar as crianças a utilizar a leitura no dia a dia como algo divertido e prazeroso. O relato de experiência abordará a importância da leitura na educação escolar, tendo como ponto principal a aquisição do ato de ler e por consequência a formação do leitor.

Objetivos Geral: Motivar o aluno para a leitura e escrita.

Específicos:

  • Desenvolver estratégias para a realização da leitura no dia a dia.
  • Sensibilizar o aluno para a leitura de uma forma prazerosa. 
  • Utilizar a criatividade na realização de registros e nas apresentações das histórias lidas.
  • Envolver a família no processo de ensino e aprendizagem.
Estratégias

Dentro da mala haverá dois livros (que deverão ser lidos com ajuda dos pais) e um caderno de registro onde o aluno deverá registrar o nome do livro, o autor, os personagens, que mais gostou e ainda marcará entre três hipóteses, sua opinião sobre a história lida: ÓTIMA, BOA ou NÃO GOSTEI. Em seguida, fará um desenho do que mais lhe encantou na história lida.

Recursos






  • Mala
  • Mascote “Visconde de Sabugosa”
  • Livros
  • Caderno de registros
  • Lápis
  • Lápis de cor
Observação: 
Entregar sempre no dia seguinte, lembre-se não esqueça em casa tem amiguinho esperando por sua vez, obrigada!


Pessoal, acrescentei o meu e mail no projeto para que  os pais possam fotografar registrando este  momento tão prazeroso!




A participação dos pais neste momento é muito importante, pensei na correria que hoje os pais enfrentam.  Um momento de pausa para esse mundo maravilhoso que é a leitura!

1 comentários:

Anônimo disse...

OI PROFESSORA CRISTINA.PARABENS PELO SEU PROJETO
DE LEITURA.MEU NOME É ZENILDA SOU PROFESSORA ALFABETIZADORA E TAMBEM TRABALHO COM PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA.GOSTEI MUITO DA SUA IDEIA.zenilda_prof@hotmail.com.beijos...





Postar um comentário